14/08/2019

Feira de Barcelona em alta


Compartilhe:

Mundialmente conhecido, evento chama atenção pelas inovações, networking e ainda oferece a chance de fechar negócios

Mais de 400 empresas de 30 países já confirmaram a participação na 14ª edição da Piscina & Wellness Barcelona.

Considerada a exposição mais internacional da Europa, será realizada de 15 a 18 de outubro. A feira tem, como atrativos de peso, inovação em produtos, equipamentos e técnicas de construção de piscinas, instalações aquáticas, spas e centros de bem-estar que destacam a sustentabilidade, a conectividade e o ambiente experiencial Wellness Experience, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer modernas instalações de um centro de bem-estar conceitual.

É também considerada uma plataforma comercial na qual compradores, especificadores e representantes comerciais de diferentes  países, incluindo o Brasil, participam de reuniões de negócios e atividades de networking para estabelecer contatos com empresas em todo o mundo. Em entrevista exclusiva à Revista ANAPP, Angel Celorrio, diretor do evento, comemora os 25 anos da exposição e conta a sua trajetória, evolução e importância, além de conquistas esperadas.

Primeiros passos e o desenvolvimento

“Em 1994, foi realizado o Salão da Piscina, a primeira exposição exclusiva na Espanha sobre construção e equipamentos para piscinas”. Mas, ao longo de sua história, acrescenta, o evento cresceu, agregou novos setores e, hoje, reúne toda a cadeia de valor da produção (de itens para uso residencial e público), bem como instalações, equipamentos e acessórios relacionados ao bem estar, spa, lazer e fitness aquático. Na opinião de Celorrio, em duas décadas e meia, o salão tornou-se a feira do setor “com mais internacionalidade” da Europa e “unânime” e de indiscutível valor para quem quiser conhecer as últimas novidades das empresas e “avançar” tendências em piscina e bem estar: “Não podemos esquecer que, devido ao tamanho do parque de instalações, a Espanha é um dos grandes mercados mundiais, além de ser um exportador ativo de produtos e tecnologias neste setor”. O evento em si, pontua, tem no desenho de conquistas o fato de ser visto como uma oportunidade, no mundo, de gerar negócios e ainda palco de um fórum para treinamento e disseminação de conhecimentos “de primeiro nível” sobre questões que afetam o dia a dia do setor. “Com todas as realizações, estamos muito satisfeitos por ter criado uma plataforma eficaz e reconhecida onde a demanda é para negócios, com visitantes de todo mundo, e que tem o fórum para formação, difusão do conhecimento e com questões do dia a dia que afetam o setor”.

Novidades e atrações de 2019

Na 14ª edição, a Feira de Barcelona terá como eixos de lançamentos e novas tecnologias fatores que estão em alta no mundo inteiro: sustentabilidade, conectividade e a digitalização, ou seja, processos automatizados e facilitadores de manutenção de instalações aquáticas. Além disso, o evento terá um espaço, na Zona de Inovação, onde serão anunciadas as melhores inovações e aplicações tecnológicas da indústria 4.0, com impacto no setor de piscinas, além de uma área dedicada às startups. Outro espaço importante será o Wellness Experience, uma recriação de um centro de bem-estar equipado com as mais recentes inovações e tecnologias do mercado. O local é projetado para profissionais ligados à indústria do turismo e centros esportivos. Na ocasião, empresas terão ali a chance de experimentarem os equipamento e serviços necessários para manter uma instalação desse tipo e que seja funcional, sustentável e rentável. O diretor destaca ainda as premiações que vão contemplar a inovação de produtos e sistemas aplicados à reabilitação, à piscina residencial e pública e centros de bem-estar. E também os melhores spas e técnicas térmicas e de bem-estar, além do concurso de arquitetura de projetos aquáticos para estudantes. Em paralelo, ocorrerão as reuniões de negócios com compradores internacionais e um programa de conferências e simpósios.

Crescimento e tendências do mercado europeu

Embora possa parecer um mercado maduro, o setor de piscina europeu cresce de forma constante, com uma média de 7%, calcula Angel Celorrio. Segundo informou, existe demanda constante por novas construções e pela renovação e   de instalações. As taxas de evolução variam em cada país e pelo tamanho do parque, mas, em geral, há um dinamismo e uma boa predisposição para incorporar inovações tecnológicas ao mesmo tempo em que aumenta a conscientização ambiental.

WAPSA na Feira

Questionado sobre como avalia o encontro da WAPSA, que reunirá 20 países participantes na feira, e o que considera como destaque na Aliança Mundial de Associações, Angel Celorrio considera a aliança internacional essencial para compartilhar conhecimentos sobre as necessidades de empresas e profissionais do setor. E espera que o encontro também seja um momento para avaliar os principais vetores que marcam o desenvolvimento global da indústria de piscinas. “Neste sentido, este ano tentaremos interagir com informações sobre a situação do setor de piscinas, fornecendo dados estatísticos de diferentes mercados internacionais.” O encontro terá ainda foco em treinamentos relacionados à manutenção de instalações, bem-estar e tratamento de água para avaliar o impacto ambiental do setor. Um outro tema da pauta será como a segurança em piscinas é abordada em diferentes países.

Espaço aberto

A Piscina & Wellness Barcelona é um evento internacional marcado na agenda do setor, avalia o diretor. Além de apresentar inovações e tendências, ele destaca a importância do evento por projetar novos espaços, experiências, incentivar o treinamento e networking profissional e proporcionar valor agregado. O objetivo é atrair profissionais e empresas que atuam no setor, como distribuidores de piscinas, comerciantes, instaladores, construtores, arquitetos, engenheiros e gestores de estabelecimentos turísticos, centros de bem-estar e de parques aquáticos.

Fonte: Revista ANAPP Edição 146