23/01/2019

Exercícios para o verão, fazer na praia ou na piscina


Compartilhe:

Pode parecer cruel falar sobre os melhores tipos de exercícios para o verão neste calor absurdo que estamos vivendo, mas se você sofreu ao ler “exercícios” e “verão” na mesma frase, saiba que é justamente por isso que você precisa ler esta matéria por completo!

Algumas atividades físicas são ótimas para as altas temperaturas – e vão te fazer sofrer bem menos com a ideia de treinar no calor. Veja nossa lista com os melhores exercícios para o verão para você fazer agora (na praia ou até mesmo na academia)

NATAÇÃO

 

Verão significa sol. O sol leva à praia. A praia leva a nadar. E a sua primeira opção para uma ótima atividade de fitness no verão.A natação é uma atividade para todas as estações que recebe um upgrade sério quando o sol sai. O mergulho ao ar livre permite a absorção de vitamina D, algo que todos nós precisamos. Natação na piscina é o mais fácil e prático, mas se você quiser um desafio sério, tente nadar no mar. As correntes fornecem resistência, e o esforço extra necessário para permanecer no curso eleva o trabalho além do ritmo estável da natação em piscina. Seja no cloro ou ao ar livre, a natação promove os elementos cardiovasculares e de força de que nosso corpo precisa sem o impacto dos treinos no chão. O mais interessante sobre a natação (e o principal motivo pelo esporte figurar o topo da nossa lista de exercícios para o verão), é a sua característica democrática! Natação não tem impacto, proporciona equilíbrio muscular, melhora a postura, é um ótimo exercício aeróbico, ajuda na recuperação de lesões. Por isso, não poderíamos deixar de fora da nossa lista de exercícios para o verão.

STAND-UP PADDLE (E NEM PRECISA DE PRAIA PRA ISSO)

 

Por que não usar o mar para fazer um excelente exercício para as pernas, braços para o core (região central do corpo)? O stand-up paddle é fantástico para o trabalho e o equilíbrio do core, bem como para o fortalecimento da parte superior do corpo! Mas se você não morar do lado da praia, não tem problema! Algumas academias oferecem um treino equivalente fora do mar. A arquiteta carioca Angélica Coutinho criou um equipamento para que a atividade possa ser realizada fora da água e em lugares fechados. Batizado de Vibe Training, ele é produzido de forma artesanal, a partir de pranchas de compensado naval apoiadas sobre molas, que contribuem para reproduzir o movimento da prancha na água. Um bastão, para os exercícios com remo, e dois elásticos completam o aparelho.

 

No Rio de Janeiro, as aulas com o equipamento são no Espaço Stella. Em São Paulo, também há algumas opções de SUP Indoor nos seguintes lugares: Allmada & Supirados São Bernardo do Campo – Represa Billings, SP Tel: 11 4177-2000 Sup Avaré Tel: 14 9 96977943 Equipe de Canoagem Piratas de Mairiporã   Tel: (11) 95925 – 8876 ASO – Amigos do Surf Ourinhos Tel: (14) 3026 – 2797 / 8133 – 8100 Clube do Remo Itupararanga (15) 99627-4615 SRSup Tel: (11) 4712 – 9776, (11) 98484 – 5063 Academia Paulista de SUP Tel: (11) 96299 – 9952

CICLISMO

 

Para aquelas criaturas da terra, o verão é o momento de levar para a rua o seu treino de bike. As mudanças não planejadas na elevação e no esforço, as superfícies instáveis, as considerações climáticas e outras “desavenças” da rua podem intensificar ainda mais o seu treino de bike, por exemplo. O legal do ciclismo é que a velocidade da bicicleta pode te fazer sofrer menos com o calor, afinal, um ventinho no rosto é sempre bom! Experimente correr em um parque para tentar passar mais tempo na sombra das árvores.

CANOAGEM

 

Nunca pensou em fazer canoagem? Bom, talvez seja a hora de considerar! É uma excelente opção entre os exercícios para o verão. Como o movimento dos braços é intenso, a cada remada o corpo gasta energia suficiente para queimar calorias de toda a região superior do corpo, incluindo as indesejadas gorduras da barriga. Além do condicionamento físico, a musculatura é trabalhada o tempo todo, visto que o corpo precisa estar em movimento para se locomover na água. A canoagem também exige que o praticante mantenha a postura correta para remar e com isso o tronco é favorecido, deixando sua coluna ereta em outros momentos. Você sentirá a postura reta naturalmente por causa do condicionamento adquirido no esporte.

SURF (NA PRAIA OU, ACREDITE, NA ACADEMIA)

 

É claro que não poderíamos deixar o surf de fora desta lista de melhores exercícios para fazer no verão, não é mesmo? Ficar em pé numa prancha exige muito esforço. Consequentemente esse esforço repetitivo tonificará a musculatura. Os movimentos realizados durante uma sessão de surfe trabalham todos os músculos do corpo de uma só vez. O surfe também te ajuda a emagrecer. Em média, uma pessoa pode perder de 200 a 400 calorias com uma hora de exercício. Domar as ondas e dominar o mar pode ser um desafio. Vai ser preciso remar muito, depois se manter de pé na prancha e nadar quando estiver na água, alternando tudo isso várias vezes. Todo esse esforço fará com que seu corpo crie resistência e se aperfeiçoe com o passar do tempo e a prática.

 

Além disso, para se equilibrar em uma prancha é preciso prática e postura correta, além de agilidade para driblar os obstáculos. Isso te proporcionará mais equilíbrio! Sem falar da sua coordenação motora, que vai melhorar bastante. Se você não morar perto da praia, pode praticar o surf indoor, disponível em algumas academias espalhadas pelo Brasil. Inaugurada em julho de 2017, a Surf House Brasil, no Jardim Prudência, na Zona Sul, oferece aos paulistanos uma nova opção de lazer: uma piscina de ondas com velocidade acima dos 25 quilômetros por hora. Mas também há opções de aulas de surf em piscinas.

 

Na aula Bio Surf Ioga, da Bio Ritmo, por exemplo, o mix de movimentos do surf e da ioga (que queima até 500 calorias) é feito em diferentes níveis de dificuldade, numa prancha sobre plataformas móveis. Pesquise as opções de grupos na sua cidade para praticar os esportes acima e descubra que não há desculpas! A lista de exercícios para o verão é extensa e refrescante.

Fonte: manualdohomemmoderno