19/09/2019

Entupimento da piscina – Saiba o que fazer


Compartilhe:

Dentificanto o entupimento  da piscina

A primeira coisa a ser feita é identificar o ponto exato onde o entupimento pode estar ocorrendo.

Sempre que falta fluxo de água o problema está num ponto específico do sistema e descobrir onde é será seu primeiro desafio nessa empreitada.

 

O pré filtro da Motobomba

O pré filtro da motobomba deve ser o primeiro ponto a ser verificado, especialmente se a sua piscina fica próxima à vegetação, recebe muitas folhas e sementes de árvores diariamente, etc.

O pré filtro é um compartimento da bomba da piscina que tem como função fazer a retenção de objetos maiores e sujeiras mais grosseiras.

Para checar se o pré filtro está entupido, basta abrir a parte superior da motobomba e retirar o cesto interno.

Na maior parte das vezes é possível identificar a presença da sujeira antes mesmo da abertura!

Se o pré filtro estiver entupido basta realizar a limpeza manual do cesto e recolocá-lo para que tudo volte ao normal.

 

O Rotor da Motobomba

O rotor é um componente interno da motobomba que só entope quando a sujeira aspirada é muito intensa, rica em fibras ou filamentos (como fios de roupa, de cabelo, etc.) ou outros materiais pegajosos.

Na realidade, mesmo essas impurezas normalmente ficam presas no pré filtro mas, em alguns casos, é possível ter o pré filtro limpo e ainda assim ter o rotor entupido.

Se o rotor da motobomba estiver entupido, é preciso desmontar o equipamento, retirar a peça e fazer a sua desobstrução manualmente.

Se for somente esse o problema no fluxo da água, fechando a bomba novamente e reinstalando-a o fluxo de água certamente será restabelecido.

 

A Tubulaçao de Succção entupida

Acontece com muita frequência em piscinas infantis que não têm o costume de manter o bocal de aspiração tampado.

As crianças podem colocar objetos no orifício da aspiração que, posteriormente, sem perceber, na hora de fazer a limpeza da piscina o profissional acaba puxando esses objetos e forçando-os na tubulação hidráulica adentro.

Se tiver sorte, o objeto vai parar no pré filtro e a vida segue… Se não tiver tanta sorte assim, este objeto pode parar no meio do caminho em alguma curva ou cotovelo do sistema e aí temos um entupimento da tubulação de sucção.

Uma vez identificado que o problema é na tubulação de sucção, temos algumas alternativas… Podemos utilizar uma espécie de sonda para tentar confirmar e desfazer a obstrução na tubulação de sucção.

Se conseguirmos, basta retirar o objeto de dentro da piscina ou de dentro do pré filtro e o problema estará solucionado.

Se não conseguirmos, o interessante é entrar em contato com uma empresa especializada que vai poder tentar outras coisas como inverter o fluxo da água para expelir a obstrução de volta para a piscina, dentre outros procedimentos.

 

A Tubulaçao de retorno entupita

Quando a tubulação de retorno é que está entupida o processo é um pouco mais complexo.

É possível tentar remover os dispositivos de retorno da piscina para facilitar a saída de qualquer objeto causador da obstrução.

É possível também tentar remover o que está causando o entupimento com uma sonda…

Enfim, é um outro caso para uma empresa especializada em piscinas e de preferência com experiência para lidar com este tipo de problema.

 

O que mais caus o entupimentode piscinas

Com todos esses anos atuando no mercado de piscinas, nós podemos falar com propriedade que existem diversos itens que são famosos por causarem entupimento na piscina…

 

Corpos 

Piscinas são verdadeiros palcos para festas e reuniões residenciais. Sendo assim, um copo pode acabar caindo na piscina e, especialmente se for transparente, pode acabar indo parar na tubulação de sucção da piscina e aí então temos um problema.

 

Panos

Pedaços de pano, camisas e outras peças de roupa também conseguem entupira piscina de forma dramática.

Se pararem no pré filtro é uma sorte grande porque podem ser realmente problemáticos quando param no interior da tubulação da piscina.

 

Brinquedos de crianças

Piscinas infantis são comumente vítimas da inocência de crianças que, ao longo das brincadeiras, podem acabar deixando um brinquedo no ralo de fundo ou no bocal de aspiração.

Se for este o caso, o brinquedo pode ir parar no pré filtro mas, se a sorte não estiver das melhores, é possível tê-los como causadores de um entupimento da tubulação.

 

Fonte: brasilpiscinas.com.br