23/01/2020

Energia solar para piscinas


Compartilhe:

Optar pela energia solar para piscinas é uma maneira sustentável e econômica de aquecer sua piscina e poder aproveitá-la ao máximo, mesmo em dias mais frios.

Como funciona a energia solar para piscinas

Existem dois sistemas de energia solar para piscinas, o fotovoltaico e o térmico.

Em ambos os sistemas, a captação dos raios é realizada por meio de placas solares, geralmente instaladas no telhado da residência

No sistema fotovoltaico, os raios solares geram energia para um aquecedor elétrico e este gera o calor necessário para aquecer a água, um sistema similar ao da Bomba de Calor. Já no sistema térmico existe um circuito hidráulico que faz a água circular pela região interna das placas solares e é a energia solar quem aquece essa água diretamente.

Por meio do sistema fotovoltaico é possível aquecer a água da sua piscina de forma mais rápida e aumentando a temperatura em cerca de 14° C, enquanto no sistema térmico a variação de temperatura é entre 5 a 8° C.

Em dias nublados e frios, a energia solar continua sendo captada, porém em menor intensidade. Ou seja, sua piscina ainda será aquecida, porém irá demorar mais até chegar na temperatura desejada. Também existe a opção de instalar um sistema elétrico para complementar o solar nos dias com pouca luminosidade.

Antes de se instalar o sistema de energia elétrica, tanto para sua residência quanto para a piscina, é necessário averiguar as condições geográficas da sua região. Afinal, instalar os painéis solares em um local com pouco sol e muitas chuvas pode não ser a opção mais viável.

É preciso considerar a incidência de iluminação no local onde as placas seriam instaladas, considerando também as sombras, considerar o vendo, as temperaturas médias da região e as chuvas. Também é preciso levar em conta o tamanho da sua piscina, para aquecer de maneira eficiente é preciso que as placas tenham uma área equivalente a 50 a 80 % da superfície da piscina.

Já possuo as placas solares para minha residência, é possível adaptá-las para minha piscina?

Sim! Se você já possui os painéis solares pode economizar e adaptar o sistema para aquecer a sua piscina também.

Você precisa verificar qual é o sistema que possui e entrar em contato com uma empresa especializada para realizar a adaptação e a instalação da tubulação e dos mecanismos necessários.

 

Fonte: solazerpiscinas