27/05/2020

Em Maringá as escolas de natação e academias com piscina reabrem dia 1º junho


Compartilhe:

As 10 escolas de natação e academias com piscinas de Maringá reabrem no dia primeiro de junho, próxima segunda-feira. A informação é dos empresários do setor, que se reuniram nesta segunda-feira, 25, com o secretário de Saúde Municipal, Jair Biatto, na sede da pasta. Nessa reunião o município apresentou o plano da volta do setor: a portaria regulando a reabertura deve ser publicada até quarta-feira, 27.

Algumas regras já foram definidas. As aulas e atividades só poderão funcionar para quem tem entre 16 e 59 anos de idade. O espaço para atividades e o número de pessoas por hora ainda não está definidos, mas devem seguir os decretos mais recentes.

Há poucos dias, a Prefeitura de Maringá permitiu a reabertura das academias, mediante uma série de regras, como idade, horário de funcionamento e afins. Havia a expectativa de novidades na ocasião para as academias com piscinas, o que não houve, frustrando o setor.

Empresários do setor se reuniram nesta segunda(25) com o secretário de Saúde Jair Biatto na sede da pasta - Foto: Karina Silveira

Uma das representantes do setor é a proprietária de uma escola de natação, Karina Silveira. Foi uma reunião produtiva, diz ela. Devido à Covid-19, que motivou a suspensão de atividades, Karina fala que houve demissões na área.

“Foi uma reunião bem produtiva. Na verdade, a gente já vem trabalhando com a secretaria desde o decreto que não tinha contemplado as escolas de natação. E a gente foi trabalhando em termos de segurança que o ambiente aquático oferece, pelo fato do vírus não ser transmitido na água tratada com cloro. A questão de definição de data é porque eles têm um comitê que analisa cada portaria que será lançada e esse comitê precisa apreciar para que seja liberado o retorno. O impacto das empresas fechadas por 70 dias é devastador, tanto na vida da atividade física dos alunos quanto na saúde financeira das empresas. A maioria das escolas já fizeram cortes de funcionários e agora com esse decreto autorizando a reabertura ainda com muitas restrições, como faixa etária e espaço por metro quadrado, haverá mais cortes no segmento até a gente conseguir restabelecer o funcionamento normal”, destaca Karina.

A Prefeitura de Maringá confirmou que a portaria deve ser publicada nesta semana. A reabertura ficou agendada para o dia 1º de junho.

 

Fonte: www.gmconline.com.br