04/04/2024

Eletricidade na piscina: como evitar choques e garantir a segurança dos banhistas


Compartilhe:

É verdade que acidentes acontecem e nem sempre há muito que possa ser feito. Mas é importante ter em mente que, quando falamos de piscina e da segurança dos banhistas, já existe uma série de boas ações que podem ser colocadas em prática para, pelo menos, minimizar os riscos. Especialmente quando o assunto é a perigosa combinação de calor, água fresca e eletricidade na piscina.

Afinal, durante os picos de calor do verão, quem tem piscina em casa não quer saber de outra coisa. Na maioria das vezes, a vontade é passar o dia na água e só sair para o essencial, certo? E muitas pessoas realmente colocam isso em prática, levando boa parte dos seus equipamentos e dispositivos elétricos para a área externa.

Os principais cuidados com eletricidade na piscina

Segundo o Anuário Estatístico Brasileiro de Acidentes de Origem Elétrica, só no ano de 2020 foram registradas 691 mortes causadas por choque elétrico e mais de 1.500 acidentes envolvendo energia elétrica. Some isso ao fato de que o corpo molhado é um excelente condutor de energia e você vai ver que, sem o devido cuidado, a área da piscina pode se tornar bastante perigosa. Por isso, fique atento às seguintes situações:

  • Celular carregando? Nem pensar

Quem aqui nunca usou o celular para responder uma mensagem ou checar as redes sociais enquanto ele carregava na tomada, não é? Por mais que esse hábito não seja aconselhável, ele é bastante comum. Só que nada de fazer isso perto da água! Com o corpo molhado, basta um pequeno mau contato no carregador ou um fiozinho desencapado para criar uma situação de risco com eletricidade na piscina.

  • Usar o notebook na beira da piscina? Até pode, mas fora da tomada

Mesmo que você coloque o dispositivo em cima de um suporte ou confie no próprio taco para não respingar água no notebook, o ideal é nunca utilizá-lo nos arredores da piscina enquanto ele estiver conectado à alimentação elétrica. Na dúvida, deixe o equipamento com a carga completa primeiro e, só depois, leve-o para a área externa. Daí é só trabalhar, ou mesmo curtir suas séries e filmes, sem preocupação.

  • Aparelho de som pode? Só com bateria

E como nem só de trabalho vivem as pessoas, é claro que também vale ter uma atenção redobrada quando o objetivo de aproveitar a piscina for apenas festa e diversão. Nessas situações, é comum apostar em um aparelho de som para embalar a comemoração. Mas não esqueça de usar apenas os equipamentos que funcionam com bateria, evitando qualquer coisa ligada na tomada. Do contrário, basta alguém que acabou de sair da água tentar trocar de música para tomar um choque violento!

E não esqueça dos cuidados com a instalação da piscina

Além de todas essas dicas para quem usa e abusa desse espaço de lazer no dia a dia, tenha em mente que os cuidados com eletricidade na piscina devem começar lá atrás, na fase de projeto e instalação da estrutura.

Na hora de fazer a instalação da casa de máquinas, do sistema de bombas, de filtragem e de iluminação, exija que os responsáveis pela obra sigam todas as diretrizes de segurança previstas na NBR 10339, que dispõe das normas brasileiras para projeto, execução e manutenção de piscinas, garantindo segurança aos banhistas e também longevidade aos seus equipamentos!

Ah, e as piscinas pequenas e infláveis que contam com o suporte de equipamentos elétricos, como aspirador e motobomba, por exemplo, não são exceção. Na hora de utilizá-los, procure sempre isolar o espaço e evitar que crianças, animais e pessoas desavisadas cheguem muito perto da fonte de alimentação elétrica.

 

Fonte:blog.belpiscinas.com.br