21/10/2015

Dicas sobre filtros


Compartilhe:

Para manter a qualidade da água da piscina é necessário um bom filtro, mas os cuidados com o filtro também garantem a limpeza que os olhos não vêem.

A ANAPP em revista selecionou algumas dicas para a manutenção do filtro para a garantia de um banho seguro.

Os filtros de areia possuem um ou dois manômetros. Entre as várias finalidades desses manômetros está, a de indicar a necessidade de retro-lavagem. Ao se usar pela primeira vez o filtro ou após a retro-lavagem marque com um lápis de cera ou uma caneta hidrográfica a posição do ponteiro dos manômetros no mostrador do mesmo. Quando do uso de apenas um manômetro quando o aumento de pressão em relação a inicial for de 0,6kgf/cm² deve ser feita a retro-lavagem e no caso de dois manômetros quando a diferença entre os mesmos aumentar de 1,2 kgf/cm².

Os manômetros devem estar sempre em perfeito estado de funcionamento, (o que quase sempre não acontece). Para se fazer uma retro-lavagem no momento certo. Portanto, tenha-os sempre em perfeito estado.

 
Fazer retro-lavagem desnecessariamente aumenta a conta de água, aumenta a perda de produtos químicos e no caso de piscinas aquecidas, aumenta as perdas de calor. Inversamente no caso de retro-lavagem feita não no momento adequado, a vazão da bomba fica comprometida, resultando numa filtração pobre.

 
O visor de retro-lavagem é uma peça importante, pois indica quando a operação de retro-lavagem está terminada, porque percebe-se que a água está saindo límpida.

 
Após retro-lavar, a válvula de seis posições deve ser colocada na posição enxaguar por mais ou menos trinta segundos evitando-se assim que alguma sujeira volte para a piscina.

 ƒ
A areia do filtro de areia agradece se você não entrar na piscina com óleo no corpo, principalmente os bronzeadores.
Toda a vez que a posição da válvula de seis vias for mudada de posição o motor da bomba deve estar desligado.

 
A troca da areia de um filtro de areia depende muito do cuidado que é dado a água da piscina. Alguns especialistas afirmam que a areia deve ser trocada a cada 3 anos enquanto outros a cada 5 anos e ainda outros afirmam que com uma água bem cuidada, nunca será necessário a troca da areia.

 
Nilson Maierá Autor do livro “Piscinas Litro a Litro” www.piscinaslitroalitro.com.br