13/12/2018

Dicas para você proteger os seus olhos no Verão


Compartilhe:

Olhos são muito frágeis e neste período aumenta o risco de aparecimento de doenças como conjuntivite, infecções, alergias que podem acabar estragando toda a diversão.

O verão, para muitos, é a estação mais esperada do ano . Cheia de cores, alegria, sol, mar, piscina, uma combinação perfeita. Tudo isso pode ser muito divertido, mas assim como em qualquer atividade sob o sol, existem alguns perigos. Os nossos olhos são muito frágeis e neste período aumenta o risco de aparecimento de doenças como conjuntivite, infecções, alergias que podem acabar estragando toda a diversão.

Segundo o oftalmologista Humberto Borges, neste período do ano muitas pessoas esquecem de ter cuidados específicos com os olhos, que, quando seguidos à risca, podem prevenir incômodos e garantir férias mais felizes. O oftalmologista afirma que, as alergias oculares e irritações são problemas comuns durante este período do ano, e, de um modo geral, decorrem do excesso de cloro em piscinas, da exposição à luz do sol e aos filtros solares.

“O excesso de cloro na água da piscina, além de causar reação alérgica, gera uma grande irritação e vermelhidão na região dos olhos, pois o produto presente na água seca as lágrimas, deixando as pálpebras ressacadas. Logo que a pessoa sair da água do mar, piscina ou lago, é importante lavar bem o rosto, principalmente os olhos”, explica o especialista.

Ele lembra ainda que, a melhor maneira de proteger os olhos do sol é usando chapéus e óculos e reforça que, em caso de alergias leves, o tratamento deve ser feito a base de colírio lubrificante ou “lágrima artificial”. Outros tipos de colírios exigem prescrição médica. Humberto Borges ainda esclarece que alguns cuidados básicos devem ser tomados como não esquecer de usar óculos escuros e controlar a exposição ao sol.

“Os óculos são essenciais para cuidar da saúde dos olhos, principalmente para aqueles que possuem sensibilidade à claridade do sol. Portanto, vale ter muito cuidado na hora de escolher este tipo de acessório, já que alguns modelos não possuem a proteção necessária contra raios ultravioletas, e podem causar ainda mais danos às vistas”, orienta. “Piscinas são muito divertidas e irresistíveis no calor, mas necessitam de muita atenção, pois são utilizadas por outras pessoas também, além de conterem muitos produtos químicos. Evitar ficar com olhos abertos embaixo da água, pois o cloro e outros produtos contidos na água irritam e podem causar alergias. É por isso que, os olhos ficam vermelhos quando ficamos com eles abertos ao nadar. Quando sair, procure lavar muito bem os olhos com água limpa”, completa.

Fonte: www.emaisgoias.com.br