12/05/2021

Dicas de decoração da área externa


Compartilhe:

É um privilégio poder desfrutar de um espaço ao ar livre dentro dos limites da sua própria residência. Esse local propicia momentos de relaxamento e reflexão e também de lazer com a família e amigos.

É por isso que decoração da área externa é um assunto que está sempre em alta. E, claro, presente em projetos de design de interiores, mesmo em espaços mais limitados.

Existem diversas formas de valorizar e mobiliar esses espaços de maneiras únicas que reflitam a sua personalidade e atendam às suas necessidades. Veja abaixo as dicas que separamos e inspire-se para dar um novo ar à sua área externa!

A importância de ter um espaço de lazer na sua casa

Todos queremos ter mais qualidade de vida e bem-estar, principalmente durante o tempo que passamos dentro de nossas próprias casas. Por isso, a busca por espaços de lazer nas áreas externas das residências, que propiciem momentos de descontrações com amigos e familiares, aumentou muito nos últimos anos.

Por conta do aumento das violência e do trânsito caótico, especialmente nas grandes cidades, muitas pessoas preferem ficar em casa. E nada melhor que poder reunir os amigos, oferecer jantares, churrascos e fazer todo o tipo de confraternização.

Os espaços gourmet, por exemplo, têm se tornado uma área de destaque nas residências, tanto em casas quanto em apartamentos. Isso porque a maioria deles consegue unir cozinha, churrasqueira e/ou forno à lenha. Tudo isso em uma área de convivência espaçosa e confortável para todos os moradores e convidados.

Valorização do imóvel

Uma área de lazer bem arquitetada e decorada pode valorizar — e muito — o imóvel como um todo. Além disso, é uma ótima alternativa para quem pensa em vender a moradia algum dia.

Uma área com piscina, por exemplo, traz um diferencial no mercado porque ela apela para o lado familiar. Afinal, esse espaço agrega felicidade e bem-estar aos moradores.

Por isso ter uma área de lazer com piscina pode valorizar em até 45% o imóvel. Esse percentual pode ser ainda maior se alguns itens forem acrescentados ao espaço. Veja alguns deles:

  • jardins em volta da piscina;

  • fontes de água e cascatas;

  • decks bem-planejados e com superfícies antiderrapantes que diminuem o risco de acidentes;

  • cobertura de piscina com um material resistente que reduz o risco de acidentes com crianças;

  • sistema de iluminação que destaque o espaço;

  • mobílias em bom estado e resistentes à exposição de água e sol;

  • sistemas de aquecimento.

- Área verde e jardins

Em primeiro lugar, é preciso escolher as espécies de plantas que você quer para enfeitar o seu jardim. Para isso, é preciso levar em consideração alguns fatores, como o tipo de terreno, se ele é coberto ou não e qual o estilo de arquitetura da sua casa. Vale considerar ainda quais plantas melhor refletem a sua personalidade.

Se você gosta do verão, sol, mar, sombra e água fresca, então provavelmente seu estilo é tropical. Assim, bananeiras e samambaias, são uma ótima pedida, além de flores com cores vibrantes e silvestres.

Já se você se interessa por um estilo mais romântico e provençal, lavandas dão todo um charme na decoração. Para quem aprecia o estilo japonês, azaleias e bambus são as melhores alternativas.

Além das plantas, pode-se também colocar pedras (brancas pequenas ou pedras de rio), criando caminhos pelo espaço. Elas permitem ainda que o solo fique mais úmido.

Fontes de água também são ótimos itens de decoração para jardins. Além de embelezá-lo, também propiciam sensações de relaxamento e tranquilidade.

- Piscina

Na área da piscina, a dica é escolher um mobiliário adequado. Além de ser esteticamente agradável, devem ser duráveis, práticos e funcionais. Os melhores materiais são o alumínio e fibra. O último disponibiliza vários modelos que trazem sofisticação e estilo a todo o ambiente, além de serem fáceis de limpar e terem mais resistência a exposição de sol e água.

Os sofás e poltronas também precisam serem feitas com materiais impermeáveis e fáceis de higienizar, além de serem confortáveis para proporcionarem momentos de relaxamento e descanso.

- Área gourmet

Como falado acima, uma área gourmet consiste na integração de uma cozinha com itens como churrasqueira, forno de pizza, etc. Assim, um dos primeiros pontos a serem pensados é o balcão que será utilizado para apoiar bebidas e alimentos. Ele precisa estar em uma altura adequada e ser feito de um material resistente e de fácil higienização. Os mais utilizados são as pedras naturais, como mármore e granito.

Outra recomendação dos especialistas é a utilização de cores neutras e claras nas paredes, já que isso propicia a sensação de amplitude visual do espaço. Além disso, os móveis devem ser distribuídos de modo que não atrapalhem a circulação. Por isso, evite mesas de centro e outros itens no meio da passagem.

- SPAs (ofurôs, hidromassagens, saunas, etc.)

Os spas das áreas externas de residências podem ser construídos em diferentes estilos e tamanhos para todos os gostos e bolsos. Uma forma bastante utilizada é integrar esse espaço à piscina, com jacuzzis ou ofurôs a poucos metros da parte mais rasa.

A decoração vai depender do estilo do morador ou da casa em geral. Para uma estética mais rústica, um ofurô de madeira é o ideal. Ele pode ser combinado com jardins do estilo zen, por exemplo.

Os móveis em volta podem ser feitos com materiais de vime e a cobertura de tenda, além do deck de madeira em volta da piscina

Como visto, a decoração da área externa da sua casa não pode ser negligenciada. Ela tem o poder de aumentar a convivência dos moradores e trazer momentos de alegria e descontração. Além, é claro, de valorizar o imóvel.

 

Fonte:poolrescue.com.br