07/02/2024

Cuidados com a piscina: 7 dicas fundamentais


Compartilhe:

Quem vê aquela água cristalina, reluzente e convidativa durante o verão nem sempre sabe a quantidade de trabalho e os cuidados com a piscina envolvidos no dia a dia dos responsáveis pela sua limpeza.

 

1 – A má conservação da piscina pode causar doenças

Piscinas que ficam muito tempo sem receber o mínimo de atenção à higienização podem se transformar em ambientes extremamente perigosos para o contágio e a transmissão de uma série de doenças, como dermatites, micoses, dores de ouvido, conjuntivite e até mesmo algumas infecções mais graves.

2 – Uma ducha antes do mergulho ajuda na rotina de manutenção da água

A ducha presente na entrada de muitas piscinas é bem mais do que um simples incremento à decoração da área externa. Este banho rápido contribui para a saúde e o bem-estar dos banhistas, já que ajuda a eliminar o excesso de moléculas orgânicas no corpo, presentes no suor, fluidos corporais, microrganismos e produtos de higiene.

3 – O flutuador é um grande aliado no tratamento da piscina

Os flutuadores são poderosos acessórios que operam com tabletes de cloro. Funciona assim: os tabletes são lentamente dissolvidos enquanto o equipamento flutua pela piscina, mantendo o nível de cloro dentro dos padrões, ampliando seu intervalo de ação e contribuindo para manter a água cristalina por mais tempo.

4 – Medir e corrigir o pH da água é fundamental

O pH é um indicador que mostra a saúde da água da piscina. Com esse índice, você confere se a água está ácida (abaixo de 7), básica (acima de 7) ou neutra (igual a 7). Ele é importante para garantir a qualidade da água, proporcionar mais durabilidade à piscina e seus equipamentos e, ainda, garantir que seus produtos de tratamento vão ter o caminho livre para purificar a piscina como devem.

5 – O protetor solar não é exatamente um vilão para a piscina

O uso de protetor solar na piscina sempre dividiu opiniões. Há quem diga, por exemplo, que ele prejudica o equilíbrio químico da água quando se dissolve, mas a afirmação é só parcialmente verdadeira. Isso porque o excesso de protetor apenas vai afetar o estado de uma piscina que não esteja com o tratamento em dia. Além disso, é preciso considerar que se trata de uma importante solução para quem quer proteger a pele dos raios de sol.

6 – Água muito suja? Esvaziar a piscina talvez não seja a melhor escolha

Muitas piscinas — em especial as de vinil e de fibra — dependem da pressão da água para a sustentação de suas paredes. Do contrário, a força da terra ao redor da estrutura pode fazer a piscina ceder, criando rachaduras, bolhas e causando até mesmo a deformação do encanamento.

7 – O ralo da piscina merece atenção especial

Sabia que, todos os anos, centenas de acidentes acontecem no mundo inteiro devido à falta de atenção com o ralo da piscina? Isso porque, em muitos casos, a piscina é construída sem seguir os padrões de segurança, que incluem a instalação de grades de proteção e múltiplos ralos para aliviar a força de sucção de água que vem da motobomba. 

 

Fonte:blog.belpiscinas.com.br