20/03/2019

Conheça os principais estilos de natação


Compartilhe:

Se você tem uma piscina e quer investir na natação para dar um novo uso a ela, veio ao lugar certo. Neste artigo vamos explicar quais são os principais estilos de natação e como praticá-los.

Vamos falar sobre o nado livre, de peito, borboleta, costas e como cada um deles pode ser praticado por quem está começando.

Preparado para mergulhar fundo nessas informações? Então continue a leitura e comece a nadar já!

Conheça os principais estilos de natação

A natação é um dos esportes mais completos que existem, pois movimenta o corpo inteiro, faz intenso trabalho cardiorrespiratório e ajuda a entrar em forma, já que queima muitas calorias. Veja agora como usufruir de todos esses benefícios por meio dos estilos de nado.

Nado livre ou Crawl

É aquele em que você chuta com os pés enquanto dá braçadas alternadas. Além disso, é importante que se faça a respiração adequada durante o exercício para que ele ganhe velocidade.

A respiração deve ser feita lateralmente, quando se vira a cabeça durante o movimento. É o estilo que proporciona mais velocidade ao nadador.

Nado de peito ou clássico

É o estilo que demanda mais coordenação do nadador. Nele, o nadador fica submerso — com exceção da cabeça — e faz elevações para cima e para baixo enquanto faz a respiração e movimenta os pés e braços. É tido como o mais lento em comparação a outras técnicas.

Nado borboleta

O estilo evoluiu do nado peito para dar mais velocidade à técnica. Nele, em vez do peito subir para fora da água, os braços que submergem, formando um semicírculo e dando impulso para o resto do corpo que ondula sob a água. É o segundo mais veloz, ficando atrás apenas do Crawl.

Nado de costas

Como o próprio nome diz, esse estilo exige que o nadador esteja de costas para o fundo da piscina e bata seus pés e seus braços para realizar a natação. É como se fosse um nado Crawl invertido. É considerado de fácil realização e de velocidade média.

Veja os estilos mais indicados para iniciantes

Para quem está iniciando no mundo da natação e quer praticar um estilo mais fácil, o nado livre é o mais indicado. Com o avançar da técnica, pode-se passar para o nado costas, o peito — considerado o mais técnico dos estilos —, e por fim o borboleta, tido como um dos mais difíceis por causa da ondulação que o nadador tem que realizar enquanto movimenta os braços.

Saiba como praticar

Por ser um esporte completo, a natação não oferece restrição de idade ou tipo físico. Para quem não tem nenhuma noção da atividade, o ideal é procurar um local adequado, que ofereça as primeiras lições e informe os movimentos corretos de cada estilo de natação.

Outro fator para se atentar é como respirar em cada modalidade da natação. Por causa das variações da posição do corpo e de seus movimentos, os momentos de puxar e soltar o ar mudam — e se feitos incorretamente, deixam o nadador mais cansado e mais lento.

Como vimos, os estilos de natação contemplam todos os públicos e as fases de quem deseja a praticar a atividade. Para quem não sabe nadar ou é iniciante, o nado livre é o mais indicado. Quem já tem alguma noção pode se arriscar no nado de peito ou de costas. Já o nado borboleta é indicado para os nadadores mais experientes.

O que também é bastante democrático são os benefícios que se obtém praticando a atividade física, independentemente do estilo escolhido: melhor capacidade cardiorrespiratória, melhor tônus muscular e constituição física.

Fonte: tibumpiscinas.com.br