30/01/2019

Conheça os benefícios da natação para a saúde e boa forma


Compartilhe:

Considerado por muitos como um dos esportes mais completos que existem, a natação oferece inúmeros benefícios para a saúde e a boa forma. Praticada por pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos, a atividade, por exemplo, amplia a capacidade respiratória e fortalece músculos. E o melhor: em um ambiente divertido, sem riscos para articulações ou até mesmo os ossos.

Para aqueles que não gostam da rotina de uma academia de musculação, a natação pode ser uma ótima alternativa. Ainda não está convencido a entrar na piscina para desafiar seus próprios limites? Então, confira alguns benefícios desta prática esportiva:

Estresse

Se a sua rotina é extremamente agitada, começar ou até mesmo encerrar o dia de trabalho na piscina por ajudar a eliminar o estresse. A natação exige do praticante muita concentração durante os treinamentos. Com isso, a pessoa mantém o foco na atividade realizada, deixando pelo menos durante a aula os problemas do dia a dia de lado. Além disso, o exercício ajuda a liberar endorfina, hormônio da felicidade.

Coração

A natação ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Os movimento realizados na piscina juntamente com o trabalho respiratório fortalecem a musculatura do coração, que consequentemente consegue bombear mais sangue.

Boa forma

Associada à dieta equilibrada, a natação ajuda na perda de peso. Afinal, uma aula intensa proporciona uma grande perda de calorias. Além disso, a força e os movimentos sincronizados exigidos para movimentar o corpo na água trabalham todos os grupos musculares. Para os iniciantes, uma dica: é necessário progredir aos poucos, sem exageros no início, evitando assim lesões.

Sistema respiratório

Você sabe por que médicos indicam a natação para pessoas que sofrem com bronquite ou asma, por exemplo? Além de fortalecer os músculos da parede torácica, a natação dilata os brônquios. Dessa forma, aumenta a oxigenação e aperfeiçoa o sistema respiratório.

Fonte: terra.com.br