28/11/2019

Confira projetos de piscinas acompanhadas por um belo paisagismo


Compartilhe:

Para quem sonha em ter uma piscina em casa, aqui estão oito bons projetos com diferentes acabamentos e espécies de plantas.

Quem não sonha em ter uma piscina em casa? Além de refrescar no calor, elas servem como um toque especial na decoração da área externa. Para você se inspirar, selecionamos aqui oito bons projetos com diferentes acabamentos e espécies de plantas.

Como um lago
Reformada pelo arquiteto Johann Slee, do escritório Slee & Co. Architects, a casa em Joanesburgo, África do Sul, tem piscina envolta em vegetação. Isso faz com que se pareça com um lago. A moradora costuma colocar vasos entre as plantas do canteiro, movendo-os sempre que deseja, para obter diferentes efeitos.

Flutuação
De concreto, a piscina revestida de pastilhas de vidro projeta-se ao longo do declive do terreno e parece flutuar. A casa, assinada pelo arquiteto Marcio Kogan, do Studio MK27, no interior de São Paulo, tem paisagismo de Rodrigo Oliveira. À esquerda, há a figueira-de-jardim com capim-dos-pampas; à direita, ipê-amarelo.

Acabamentos
Pastilhas cerâmicas são comumente usadas para revestir piscinas. Com cores variadas, esmaltadas ou foscas, podem criar diferentes efeitos ópticos, dependendo da combinação de tons — sobretudo os azuis e verdes, mais atemporais. Seus trunfos são o custo, a fácil instalação, a durabilidade e a limpeza simples.

Transparentes e com certo brilho, as pastilhas de vidro, vendidas em placas, são mais caras. Bom é que apresentam padrões e tamanhos variados. Porém, podem ter pontas finas, desagradáveis ao toque. Cada dia mais usadas, as exóticas pedras balinesas emprestam um visual natural à piscina, dando-lhe aspecto de lago.Também são bastante duráveis, mas requer em certo cuidado na instalação.

Outra opção bem mais sofisticada é revestir o tanque com grandes placas de mármore ou granito levigado, garantindo acabamento mais clean, quase sem emendas. Já o vinil é o tipo mais barato e rápido, podendo até recuperar piscinas com outros revestimentos, sobrepondo-os. Porém, tem aspecto artificial e é suscetível a riscos e furos.

Modelos pré-moldados de fibra de vidro também têm boa relação custo/benefício e são bastante duráveis. Mas não apresentam muita variedade de formatos e cores, o que impede certa personalização. Para evitar assentamento e em projetos mais despojados, pode-se optar por piscinas de concreto com pintura epóxi e tinta esmalte PU, de poliuretano, em geral na cor branca ou cinza.

O entorno da piscina, por sua vez, pode ser de madeira (cumaru é a mais resistente) ou de PVC sustentável, mais fáceis de manter, ou mesmo de pedras naturais ou compostas, caso do limestone. Outra opção para compor o entorno são os pisos cerâmicos atérmicos. Eles não retêm muito calor e são antiderrapantes.

 

Linha reta
Com pastilhas da Cerâmica Atlas, a piscina projetada pela arquiteta Deborah Roig funciona como um espelho de água na casa no interior paulista. A partir da área interna, basta descer um degrau para pôr os pés na água. Na área mais rasa, a arquiteta empregou bancos de PVC sustentável. É o mesmo material do deque, onde ficam as espreguiçadeiras da Restoration Hardware entre o gramado de grama-esmeralda. Bem ao fundo, há uma jabuticabeira, plantada pela dona da casa.

 

EM L
No interior paulista, a piscina em formato de L invertido tem raia de 25 metros e prainha na área menor. Revestida de pastilhas cerâmicas, ganhou entorno de limestone. Em meio à grama-esmeralda, atrás das espreguiçadeiras, à direita, fica um maciço de capim-do-texas, seguido de ipês-amarelos e oiti. À esquerda, a árvore xixá sombreia o pergolado à tarde. Projeto de Leonardo Junqueira e paisagismo de Luciana Moraes.

 

Abraçada pelo verde
A casa projetada pelo arquiteto Mauricio Nóbrega em Mangaratiba, Rio de Janeiro, tem piscina revestida de pedra Hijau, na versão lisa, da Palimanan, com borda de piso Madeyra Vecchia, na cor canela, da Castelatto. No entorno, o paisagismo de Fernando Acylino explorou palmeiras-arecade-locuba, resistentes ao vento, e, abaixo, sagu-de-jardim e bromélias-imperiais.

Parede viva
A piscina da casa projetada pela arquiteta Paula Zelazo, em São Paulo, foi revestida de pastilhas da Cerâmica Atlas na cor aruba. Junto dela fica um muro verde, proposto pelo  paisagista Gilberto Elkis. No jardim vertical, há exemplares de liriope, aspargo-rabo-de-gato, dólar, xanadu, samambaia-paulistinha e renda-portuguesa.

Plantas indicadas
Entre as árvores ideais para cultivo ao redor da piscina estão as palmeiras-fênix e a jerivá, que não sujam muito o espaço, além da cássia-javanesa, do jasmim-manga e da chuva-de-ouro.

 

Plantas com flores também podem ser empregadas. É o caso da alamanda, do camará e da flor-de-papagaio. Lembre-se de estudar o tamanho que as espécies terão quando adultas para as raízes não quebrarem o piso ao redor da piscina e para não sombreá-la demais.

Evite espécies de folhas grandes, que rasgam facilmente com o vento. Opte por plantas mais baixas de folhas miúdas ou por espécies de folhas resistentes, como bromélias e costela-de-adão.

Outras espécies a evitar são as frutíferas, como pés de jabuticaba, acerola, pitanga e uvaia, que podem sujar a água da piscina com folhas e frutos, além de manchar pedras. O mesmo é indicado para flamboyant e sibipiruna. Deve-se ainda tomar cuidado com as espécies pontiagudas ou com espinhos, que podem ser perigosas na área de circulação da piscina. 

 

Beleza assimétrica
A piscina irregular, com uma grande pedra ao centro, pertence a uma casa em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, reformada pela designer de interiores Paola Ribeiro. Com deque de cumaru, ela foi revestida de pedra Hijau lisa, da Palimanan, com borda de pedra natural bruta. A paisagista Anna Luiza Rothier plantou no pergolado, ao fundo, jasmim-dos-açores, além de usar bromélias e fórmios em vasos.

Com pedra natural
Em Itu, São Paulo, a piscina cercada pelo deque de cumaru tem diferentes níveis. Ela foi revestida de pedras Hijau, na versão lisa, da Palimanan. O paredão com chuveiros recebeu acabamento com a mesma pedra, só que bruta. Do lado direito, pleomeles; à esquerda, orquídeas-bambu. Paisagismo de Eduardo Mera.

 

Fonte: revistacasaejardim