20/09/2016

Como remover manchas da piscina


Compartilhe:

As manchas são uma dor de cabeça para qualquer proprietário de piscinas. Além de mexer no bolso para a solução do problema, o recurso para limpeza em determinados casos não é tão simples, chegando até a impossibilitar o uso da área.

Há dois tipos de classificações para a mancha:

Metal ou ferrugem: essa mancha pode vir em detrimento dos canos e fios de cobres corroídos dos filtros das piscinas. Além de retirar a sujeira, recomenda-se a troca desses materiais para o uso seguro das piscinas.

Orgânicos: pernilongos (parasitas), folhas, bagas e outros detritos orgânicos que podem deixar manchas se não houver cuidado por muito tempo.

Quando essas manchas aparecem, há uma escala de coloração que é por onde se identifica a origem do problema:

  • Verde e marrom: provenientes das sujeiras orgânicas, essas manchas são causadas por folhas ou outros elementos vegetais.
  • Vermelha e azul: são mais prováveis que elas apareçam caso haja bagas ao redor da piscina, por isso é importante verificar a vegetação que fica ao redor e fazer a limpeza toda vez que a área for atingida por ventos fortes.
  • Azul, verde e preto: se a mancha apresentar essa variação de cores e sem nenhuma evidência de material orgânico, é provável que tenha sido originada pelo cobre.
  • Marrom, verde com manchas vermelhas: quando a mancha apresenta-se neste padrão de cores, é provavelmente mancha decorrente de ferro.
  • Marrom, preto e roxo: essa coloração é causada por manganês. Uma vez que você tem essa mancha, é hora de testar a teoria e confirmar a origem do problema. Se uma mancha orgânica é suspeita, tente aplicar uma pequena quantidade de cloro diretamente a ela. Se essa mancha sair aos poucos, é comprovado que a mancha foi originada por esse sólido.

Prevenções futuras

Para que sua piscina não fique manchada, é necessário que o nível de cloro esteja no permitido, certificando-se que o pH e a alcalinidade estejam equilibradas.

Assim você garante sua piscina limpa e sem que sujeiras indesejadas se tornem um problema maior.

Fonte: Swin University