24/04/2019

Como limpar cascata de inox da piscina? Veja o passo a passo!


Compartilhe:

A cascata de inox confere um ar de modernidade e sofisticação para a área da piscina. Mas assim como qualquer item desse espaço ela pode ter o visual prejudicado com o tempo por causa da sujeira e agressões externas.

Assim, periodicamente é essencial fazer a manutenção desse acessório para garantir a sua durabilidade e manter uma boa estética. Mas existe um jeito correto de higienizar esse material, afinal, ele pode sofrer danos se a limpeza não for feita do jeito certo.

Então continue lendo este artigo para entender mais a importância de limpar a cascata de inox. Também confira um passo a passo de como realizar esse processo, sem agredir a superfície do metal e alcançando bons resultados. Acompanhe!

A cascata de inox e a importância da sua limpeza

A cascata de inox é um acessório que valoriza significativamente o visual da área da piscina. Esse espaço fica muito mais moderno, agradável e atrativo com a presença dela. Além disso, o som da água caindo ajuda a relaxar e torna o mergulho mais convidativo.

O inox, ou aço inoxidável, é basicamente uma liga metálica de ferro e cromo que apresenta propriedades físico-químicas superiores às do aço comum. Assim, uma cascata desse material é mais resistente à oxidação e, por isso, ela é um excelente investimento.

Existem diferentes modelos de cascata de inox, sendo que eles podem ser fixados no solo ou na parede, embutidos ou não. De toda forma, independentemente daquele que você escolher é fundamental fazer a limpeza desse item.

Embora esse metal seja muito resistente, se não receber manutenção, a sua durabilidade pode ser comprometida. A água deixa manchas quando seca na superfície metálica, e isso prejudica a estética da peça. Não podemos esquecer que o cloro é agressivo e, mesmo que o inox resista à corrosão, ele pode sofrer danos, se não receber um cuidado periódico.

Passo a passo para limpar a cascata de inox do jeito certo

Mas, na hora de cuidar da sua cascata de inox, é fundamental proceder do modo correto, afinal, a superfície desse metal não pode receber qualquer produto, já que, além de manchar, eles também podem causar atrito e deixar a peça arranhada.

A manutenção pode ser feita semanalmente ou quando você sentir necessidade. Veja a seguir o passo a passo para proceder da forma correta.

Passo 1: separe os materiais e produtos

Para fazer a limpeza da cascata de inox será necessário:

  • panos macios;
  • detergente neutro;
  • água limpa;
  • vaselina líquida;
  • polidor de metais;
  • luvas de borracha.

Passo 2: remova a sujeira pesada

Inicie a limpeza com um pano molhado para retirar resíduos mais grosseiros, como poeira, fezes de pássaros ou restos de folhas.

Passo 3: faça a limpeza fina

Depois, use um pano umedecido com detergente para potencializar a limpeza e eliminar completamente os resíduos restantes. Em seguida, remova o produto com o auxílio de outro pano molhado.

Passo 4: faça o polimento

Seque bem a cascata com um pano macio e aplique um polidor de metais que também seja indicado para inox. Faça o polimento da superfície de acordo com as instruções do fabricante do produto.

Passo 5: finalize a proteção

Para finalizar a manutenção e proteger a superfície do material, aplique um pouco de vaselina líquida seguindo as instruções do fabricante.

Tratamento para manchas resistentes

Quando houver manchas de ferrugem ou sujeira resistente demais, use uma solução à base de amônia. Ela pode ser aplicada com um pano macio ou uma bucha não abrasiva, mas, em seguida, é preciso enxaguar com água limpa.

Outra opção é uma pasta de bicarbonato de sódio com álcool, que deve ser aplicada diretamente na área manchada, e removida com pano molhado. Saponáceos cremosos também são uma opção, mas devem ser utilizados seguindo o sentido de escovação.

Não é difícil fazer a manutenção e a limpeza da cascata de inox, mas você precisa estar atento aos produtos utilizados e sempre manter a superfície seca para prevenir manchas. Procedendo do modo correto, esse acessório estará sempre com belo visual, complementando sua área de lazer.

Fonte: poolrescue.com.br