28/02/2019

Como iluminar sua Piscina


Compartilhe:

Ter uma piscina bem iluminada é garantia de beleza e funcionalidade na área externa. As luzes que decoram a piscina permitem também aproveitar o espaço durante a noite, com esportes ou apenas momentos de relaxamento. Existem várias opções para o projeto de iluminação, sendo o LED e a fibra ótica as mais conhecidas do mercado.

Abaixo listamos algumas dicas para te ajudar a incluir iluminação à sua Piscina:

Coloque a iluminação no seu projeto

O primeiro passo, para quem ainda está pensando em construir uma piscina, é colocar a iluminação em seu projeto. Isso porque a iluminação subaquática necessita de espaços específicos onde será ligada.

Além de tornar muito mais fácil a instalação, no projeto é possível escolher, de acordo as características da piscina, os melhores pontos e as melhores opções de lâmpadas e/ou refletores.

A boa notícia para quem quer iluminar uma piscina pronta é que o mercado oferece mais de uma alternativa que podem ser instalados sem a necessidade de uma reforma mesmo após a construção, como a de fibra ótica perimetral que ilumina apenas a borda da piscina, mas com um efeito bonito ou os refletores flutuantes.

Existem muitos fatores que envolvem a instalação de iluminação subaquática, por isso é importante frisar que esse trabalho deverá ser feito apenas por profissionais especializados, pois há o risco de eletrocussão.

Defina qual o seu objetivo

Assim como qualquer outro tipo de decoração, a iluminação deve seguir uma linha ou um estilo. Por isso tenha em mente quais são suas principais necessidades. Algumas questões podem te ajudar nessa tarefa, tais como, quero ter uma iluminação para festas? Prefiro iluminações mais clássicas ou modernas? Coloridas ou brancas?

As cores influenciam e muito no efeito que irá causar na sua piscina como, por exemplo, as cores verdes e azuis dão a sensação de que a água está fresca, já cores vermelhas e laranjas dão a impressão de um ambiente mais quente.

Segurança sempre

Pense na segurança além da beleza. Você, obviamente, pode unir as duas coisas, mas não deixe de lado o fator segurança. Para banhos de piscina noturnos, por exemplo, é importante que o mergulhador enxergue as curvas, os cantos e a superfície para evitar acidentes. Uma boa ideia também é criar focos de luz próximo as escadas e locais com inclinação para profundidade.

Leve em consideração o formato e a cor do revestimento

Desde banheiras, spas, jacuzzis até as maiores piscinas, tudo pode ganhar um ar mais sofisticado com as iluminações subaquáticas, mas cada formato tem uma necessidade diferente. O que serve para piscinas retangulares pode não servir para as redondas. Da mesma forma a cor do revestimento pode influenciar nessa escolha.

A necessidade de iluminação varia muito de acordo com a característica da piscina e a escolha dos refletores, lâmpadas ou leds, pois cada um tem uma capacidade diferente. Por isso, o ideal é consultar um especialista que possa lhe fornecer as orientações específicas para o seu caso. Mesmo assim é importante conhecer as opções disponíveis no mercado.

Fibra ótica pontual

Considerada uma das mais modernas e mais seguras iluminações subaquáticas do mundo, a fibra ótica ganha cada vez mais espaço por ser, além de tudo, muito econômica. O sistema tecnológico é seguro e exige a construção de uma caixa para o abrigo dos equipamentos, não sendo interessante usar conduítes ou caixas de passagens de instalações antigas. A fibra ótica tem vantagens também na questão estética. O modelo permite criar, por exemplo, o visual de “estrelas” no chão da piscina, graças ao uso de projeções e saídas pontuais de luz. E não é só isso, o tanque pode ganhar ainda a iluminação no contorno, garantindo mais destaque ao formato da piscina.

No sistema de emissão pontual, a luz é levada de uma ponta a outra da piscina. Esse recurso pode ser utilizado em piscinas retangulares, pequenas ou grandes. A quantidade de pontos de luz vai variar com o tamanho disponível e com o efeito desejado. Ela também pode ser combinada com a iluminação perimetral.

Fibra ótica perimetral

Conhecida também como Sidelight (luz lateral), a iluminação de fibra ótica perimetral tem o papel de realçar o contorno da piscina, criando um efeito decorativo incrível, principalmente se sua piscina tiver um formato diferente, como as de formato irregular. Essa é também uma ótima opção para piscinas já prontas, já que esse sistema é, geralmente, instalado abaixo da pingadeira.

Refletores

Outra excelente opção são os refletores. Indicados para qualquer tipo de piscina, eles tradicionalmente iluminam a água com fachos de luz branca. Existem vários tipos de refletores no mercado, mas o mais indicado, pela questão da durabilidade das lâmpadas, são os dicroicos de 50 watts, que não esquentam. Para esses refletores, especialistas recomendam calcular a instalação do ponto de luz a cada 10 m2.

Lembre-se de instalar o dispositivo DR (Diferencial Residual), que interrompe automaticamente a energia em caso de choque, evitando acidentes graves.

Refletores flutuantes

Essa é uma das melhores opções para quem já tem uma piscina e não quer se preocupar com reformas. Os refletores flutuantes oferecem uma incrível diversidade de efeitos de iluminação. Nos dias normais você pode optar pelas clássicas luzes brancas, já nos dias de festas pode escolher alternar as coloridas, além de ter como opções efeitos de arco-íris, estrobo e muitos outros.

Além disso, todos os efeitos podem ser controlados por controle remoto e consumir pouca energia. Dependendo do modelo, sua bateria pode durar por 12 horas seguidas.

Iluminação subaquática de LED

LED é ainda uma das opções mais econômicas no consumo de energia. Por exemplo, enquanto uma lâmpada dicroica trabalha com 50 watts, a de LEDprecisa apenas de 3,5 watts. Mas essa baixa intensidade fará com você precise instalar mais pontos de luz para obter um efeito mais concentrado. O LED é ótimo para piscinas de vinil, fibra e alvenaria e praticamente não precisa de manutenção. Você apenas precisará trocar as lâmpadas LED quando queimarem.

Ilumine a área externa do imóvel

Depois de criar a iluminação adequada para sua piscina, não esqueça da área arredor dela. Ter uma iluminação que valorize pontos arquitetônicos ou o jardim fará toda a diferença e tornará o ambiente muito mais sofisticado e acolhedor.

Fonte: sppiscinas.com.br