21/06/2022

Clientes recorrentes na loja de piscinas? Veja 4 dicas para conquistá-los!


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Na rotina da loja de piscinas, em especial durante os verões que castigam com as altas temperaturas, é bem verdade que conseguir um bom faturamento aqui e ali com uma clientela nova é bastante natural. Mas convenhamos que, na hora de conquistar aqueles clientes recorrentes, que continuem comprando independentemente da sazonalidade, a coisa toda muda de figura.

Cativar esse consumidor pode ser bem mais difícil. Afinal, além de contar com outras ofertas em lojas físicas e virtuais, muitas pessoas priorizam a comodidade na hora de comprar seus produtos para piscinas. Isso faz com que a loja mais próxima ainda seja mais atrativa do que a loja mais barata ou a loja com o melhor mix de produtos, por exemplo.

Contudo, quando você oferece um atendimento focado na satisfação do seu público e não abre mão de trabalhar apenas com produtos químicos de alto padrão, as chances de “fisgar” esse cliente aumentam consideravelmente! Aliás, ele pode até mesmo se tornar um verdadeiro cliente fiel, defensor da marca e, claro, fonte de uma parceria duradoura e lucrativa!

Cultivando o cliente que sempre volta

Os clientes recorrentes podem aumentar bastante a rentabilidade da sua loja de piscinas. Isso porque, ao fidelizá-los, a tendência é que eles consumam cada vez mais os seus produtos e até mesmo passem a contar com a sua orientação para fazer o tratamento da água corretamente.

E o caminho natural é que esses consumidores se tornem promotores do seu negócio, indicando sua loja e os produtos que você vende para conhecidos e parentes. Melhor propaganda que essa não existe, certo? Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas dicas valiosas para quem quer sair na frente da concorrência quando o assunto é fidelização de clientes.

1 – Aprimore as habilidades de comunicação da sua equipe

Aqui não tem muito mistério: o tipo de atendimento que fideliza é aquele em que a sua loja cria um vínculo com o consumidor, uma aproximação entre os envolvidos. E a humanização da interação é o segredo desse tipo de proposta. A dica é observar o perfil de comportamento do cliente para identificar qual é o melhor jeito de construir esse diálogo.

Essa é uma boa oportunidade para ficar de olho naqueles clientes inseguros e com pouca experiência na rotina de tratamento da piscina. Lembre-se que, com eles, você pode ir além da venda e oferecer uma orientação técnica detalhada, ensinando os principais processos e macetes para a limpeza da água. Assim, você já estabelece uma relação de confiança no primeiro contato!

2 – Atenção redobrada com a sua apresentação

Você pode até ter o melhor preço e os melhores produtos para piscinas, mas se a apresentação da sua loja for ruim, o cliente certamente vai notar logo na primeira visita. Tenha em mente que, por conta da sua área de atuação, o espaço da loja sempre será associado a um ambiente de limpeza e higiene — e uma loja bagunçada passa a imagem oposta.

Se a primeira impressão for ruim, ele pode até comprar o que precisa com você naquele momento, mas dificilmente entrará para sua lista de clientes recorrentes. Por isso, mantenha a casa em ordem!

3 – Considere uma atenção extra para o atendimento personalizado

Uma boa forma de criar um vínculo duradouro e conquistar de vez clientes recorrentes é investir em um atendimento mais personalizado, talvez até com um certo foco no pós-vendas. A ideia é que você se antecipe frente a algum possível problema que o cliente possa enfrentar ou acompanhe sempre de perto as necessidades dele.

Pense, por exemplo, no consumidor que compra grandes volumes de produtos químicos. Quanto tempo faz desde a última visita dele? Será que o estoque não está acabando? Que tal ligar e perguntar se ele não quer uma entrega de reposição? É um cuidado simples que mostra que a sua preocupação com o relacionamento vai além da venda, fazendo com que ele se sinta valorizado, sabendo que você estará ali sempre que for necessário.

4 – Preocupe-se com a qualidade do seu estoque

Por fim, é claro que precisamos destacar aqui uma das etapas mais importantes de qualquer jornada para conquistar clientes recorrentes: trabalhar com produtos de tratamento de qualidade! Afinal, além de operar com preços competitivos e mão de obra eficiente, você precisa garantir que oferece soluções desenvolvidas por fornecedores responsáveis e especializados.

Dessa maneira, você assegura a satisfação dos seus clientes, que poderão contar sempre com produtos de alta concentração de cloro e garantia de procedência. Tudo para manter a piscina limpa e bem tratada por mais tempo!

 

Fonte:blog.belpiscinas.com.br/