24/10/2023

Boas práticas que devem ser adotadas na hora de abrir uma loja de piscinas


Compartilhe:

Quem atua no mercado de piscinas sabe que esse setor é sinônimo de boas oportunidades de negócio. Só que, como em qualquer outro ramo de atuação, garantir o sucesso do empreendimento exige conhecimento na área, bons fornecedores e, claro, muita capacidade e disposição para o trabalho, especialmente se a ideia for abrir uma loja de piscinas focada na venda de produtos para tratamento da água.

Isso porque o segmento envolve alguns desafios bastante específicos, como a sazonalidade nas vendas, a resistência de clientes em trocar lojas já conhecidas por outras e a falta de conhecimento técnico sobre a rotina de tratamento da piscina. A boa notícia, contudo, é que todos esses obstáculos podem ser facilmente vencidos com planejamento, disciplina e conhecimento. E é justamente para explicar tudo isso que estamos aqui!

Hora de abrir uma loja de piscinas: conheça dicas valiosas

Por muitos motivos, que vão da popularização de piscinas infláveis e de armação até o surgimento de tecnologias e métodos de construção que baratearam ter uma piscina em casa, muitos novos proprietários estão entrando nesse mercado. E nós sabemos que, para esses piscineiros de primeira viagem, encontrar uma loja de confiança é prioridade!

Ou seja, oportunidades de bons negócios realmente existem para quem pensa em abrir uma loja de piscinas. Aliás, toda a cadeia de produtos e serviços acaba beneficiada com esse movimento. Então, pensando em ajudar você a caprichar no pontapé inicial, organizamos algumas dicas valiosas que certamente vão contribuir para o seu sucesso. Anote aí:

- Faça uma boa pesquisa de mercado

Considerando que o segmento de piscinas costuma atender um público mais regional, visto que as pessoas costumam valorizar a praticidade de ter uma loja na vizinhança, é fundamental que se estude, com cuidado, o perfil das residências e dos clientes em potencial da região em que você pretende abrir uma loja de piscinas. Conhecendo o público, fica mais fácil decidir se você vai focar no atendimento a condomínios e clubes ou nas vendas de produtos para piscinas residenciais.

- Foque em uma gestão de qualidade

Na hora de abrir uma loja de piscinas, é preciso ter claro como vai funcionar a gestão, quem vai cuidar das finanças, quais vão ser os processos de compra e reposição de produtos e como será feito o controle do negócio. Por isso, idealize um fluxo de trabalho e, conforme as atividades entrarem em ação, vá adaptando os processos, desde o contato com os fornecedores até as etapas do atendimento, garantindo que o negócio sempre tenha os recursos técnicos, administrativos e financeiros necessários para uma operação eficiente.

- Torne-se autoridade no assunto

Tenha em mente que, para gerir uma loja de piscinas, você precisa entender o mínimo a respeito do processo de tratamento e de como cada tipo de produto age na água, tudo para não se perder na dinâmica do negócio! Isso significa que é o momento ideal para usar a internet, principalmente o YouTube e mídias especializadas, para procurar conteúdos sobre tratamento e boas práticas na manutenção de piscinas. Assim, fica muito mais fácil entender as angústias dos seus clientes, facilitando a dinâmica de vendas e garantindo qualidade na entrega, rapidez no trabalho e redução de custos.

- Zele pelo seu time de funcionários

Informe-se também sobre as questões de segurança em relação aos seus funcionários. A loja de piscinas é um ambiente que, sem o devido cuidado, pode gerar situações desagradáveis e acidentes perigosos. Os colaboradores da loja, por exemplo, estão constantemente em contato com soluções químicas que devem ser manuseadas e armazenadas com cuidado, técnica e segurança. Por isso, fique sempre atento e implemente o que for preciso para garantir a proteção do seu time!

- Fique por dentro de todas as novidades

Por fim, fique de olho em blogs e outros canais de empresas e fornecedores parceiros: eles sempre podem contribuir para a sua rotina com informações importantes, novas técnicas e muito conhecimento!

 

Fonte: blog.belpiscinas.com.br