12/08/2020

Atletas voltam aos treinos no Pinheiros rumo a Tóquio e demais competições


Compartilhe:

Desde março de 2020, os atletas, por medida de segurança, estavam seguindo rotinas de treinos limitadas por causa do isolamento social causado pela COVID-19. Agora, em agosto, a cidade de São Paulo já entrou na fase amarela, permitindo que as atividades sejam retomadas com as devidas medidas de segurança.

Tradicional no pólo aquático e na natação, o Esporte Clube Pinheiros conquistou ao longo dos anos muitos títulos importantes. Na natação é o clube que mais tem troféus do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, pelas suas piscinas já passaram atletas como Gustavo Borges e César Cielo. No pólo aquático, o time está em busca do seu tricampeonato na Liga Nacional.

Entre as medidas de segurança do Pinheiros, Ricardo Lima (Diretor de Esportes Aquáticos) e Edson Santos (Supervisor Administrativo de Esportes) apontaram que as equipes de natação e pólo aquático estão seguindo com os protocolos de segurança da OMS (Organização Mundial de Saúde) e as orientações da FINA (Federação Internacional de Natação). Entre as medidas de proteção: os atletas antes de começarem os treinos passam por um processo de higienização que faz com que os chinelos fiquem limpos e o corpo também, o distanciamento entre os atletas por raias nos treinos é respeitado, o fortalecimento dos atletas (Também é feito de forma individual), proibição de atletas na borda da piscina, não é permitido compartilhar os equipamentos entre os esportistas, o uso da máscara é obrigatório fora da piscina, os pertences não podem ser deixados no piso (cada atleta tem uma cadeira específica e higienizada para deixar os seus pertences), vestiário com uso restrito (o atleta não pode utilizar o chuveiro), e o grupo de atletas tem horários diferenciados para uso da piscina (Para não coincidir com o uso dos outros indivíduos).

"A expectativa é grande, principalmente com o pré-olímpico em fevereiro e os jogos olímpicos em Tóquio. O importante é que o grupo vai poder voltar a treinar e se exercitar, colocar a energia que a gente tem acumulada para fora e buscar evoluir e defender o time da melhor maneira possível. Respeitando as regras de segurança e os protocolos. Estamos otimistas até pelo meio que estamos, com muito cloro, ajuda a combater o vírus", diz Gustavo Guimarães, o "Gummy" do pólo aquático.

Os treinos estão acontecendo de forma individual, e os atletas têm que preencher uma ficha de anamnese e qualquer variação ou suspeita é encaminhado para o centro médico segundo a coordenação de esportes. "Estão sendo adotadas todas as medidas conforme os protocolos estaduais, governamentais, internacionais, alinhados com o sindiclube, juntamente com o comitê de contingência do clube e pesquisa com as diretoria", diz Fábio Ferraro, Diretor de Esportes Olímpicos do Esporte Clube Pinheiros. Além dessas medidas, o clube tem câmeras de medição de temperatura em todas as entradas e também conta com uma equipe de staff orientando a todos os frequentadores no respeito ao distanciamento.

A comissão técnica vê com bons olhos a volta, já que principalmente na natação há muitos atletas prestes a baterem as classificações olímpicas para se unirem ao grupo principal que está treinando em Portugal.

"Os esportes aquáticos são tradicionais e muito fortes no Pinheiros, estamos juntos com os atletas para melhorar a segurança de todos e poder conquistar um bom desempenho nas competições", finaliza Ivan Castaldi presidente do Esporte Clube Pinheiros.

 

Fonte: abcdoabc.com.br