31/12/1969

As diferenças entre hidroginástica e hidroterapia


Compartilhe:

A água é fonte de vida, além de revigorar ela rejuvenesce, traz ânimo e tranquilidade. São várias as formas de utilizar esses benefícios dentro da piscina. Entre elas podemos citar a hidroginástica e a hidroterapia. Conheça os benefícios de cada uma delas:

A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que é muito utilizado a fim de promover a recuperação rápida dos pacientes, tratando as disfunções ortopédicas, respiratórias, traumatológicas, vasculares, neurológicas e pós-cirúrgicas dentro da piscina. Os exercícios são personalizados, sempre com o foco na reabilitação do indivíduo, e indicadas para situações específicas como, lesões musculares, ortopédicas, respiratórias ou neurológicas.

 Já na hidroginástica os exercícios são pré-estabelecidos por um profissional de educação física, que vai indicar quais são as práticas indicadas para melhorar a qualidade de vida daqueles que a praticam. São exercícios corporais a fim de trazer relaxamento, diminuição da ansiedade e do estresse, além do emagrecimento. Dependendo da intensidade dos exercícios e tempo de treino, a prática da hidroginástica pode ajudar a queimar até 400 calorias por sessão.

Também é possível citar outros benefícios, como o aumento da resistência, melhora na circulação sanguínea e na flexibilidade, além de facilitar a respiração e aumentar a capacidade de coordenação motora. As duas práticas são essenciais para a melhora na qualidade de vida, porém devem ser praticadas de acordo com a orientação de um profissional especializado em cada área, pois, caso contrário, podem trazer diversos danos à saúde.

Fonte: Confef (Conselho Federal de Educação Física)