29/09/2016

Aquecedor de água movido com Energia Solar


Compartilhe:

O aquecedor solar é uma alternativa que diminui custos, mantendo a qualidade de temperatura da água, permitindo a utilização de piscinas, por exemplo, em qualquer estação do ano principalmente no outono-inverno.

O processo é simples: A placa solar capta a energia fotovoltaica, transformando-a em energia térmica e, após esse processo, transfere o calor para a água da piscina. Para que o aquecimento chegue a piscina, mangueiras coletoras captam a radiação solar e direcionam para a área da piscina por meio do bombeamento automático.

Os coletores podem ser instalados em edificações novas ou antigas, sempre priorizando a permanência da placa fotovoltaica no nível mais alto do imóvel, proporcionando exposição a luz solar mais intensa e por mais tempo. A quantidade de placas será determinada de acordo com o tamanho e necessidade da piscina.

Os aquecedores podem ser instalados em qualquer piscina, mas para uma instalação sem problemas técnicos, a medida ideal é a previsão deste recuso na fase inicial do projeto de hidráulica.

Fonte:  Sodramar e Doutor Piscina