27/10/2016

ANAPP lança certificação para empresas do setor


Compartilhe:

Entenda os critérios do Selo de Qualidade ANAPP Garantia Comprovada

Em reunião realizada pela diretoria em 9 de agosto, foram definidos critérios para a aplicação do Selo de Qualidade ANAPP Garantia Comprovada na linha de produtos das empresas do mercado de piscinas e produtos afins. Os objetivos do Selo, renovável a cada 12 meses, são fortalecer o setor, valorizar as empresas que têm compromisso com a qualidade e proteger o consumidor.

Para obter o Selo de Qualidade ANAPP Garantia Comprovada, as empresas devem formalizar na Associação um termo de compromisso para atendimento das exigências estabelecidas em seu respectivo Grupo Setorial. Tal documento é renovado anualmente.

A partir desse passo, a empresa que comprovar atendimento às exigências de aferição da qualidade poderá usar o Selo em suas instalações físicas, nos produtos qualificados, em material publicitário e qualquer tipo de mídia utilizada como estratégia de divulgação.

As aplicações da imagem do Selo deverão ser previamente submetidas à apreciação da ANAPP para validação quanto à pertinência do uso e devido cadastramento. Os custos decorrentes da utilização do Selo são de responsabilidade das empresas.

Para obtê-lo, a empresa deverá atender a requisitos mínimos indicados em cada Grupo Setorial. Veja o exemplo dos requisitos previstos para os segmentos de indústrias químicas para entender as demandas necessárias para cada empresa.

Grupo Setorial Indústrias Químicas

  • Comprovar, mediante atas e listas de presença, participação ativa em, pelo menos, 75% das reuniões do Grupo Setorial;
  • Ter registro atualizado de toda a linha de produtos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
  • Manter homologada toda a linha de baldes, quando necessário, como o dicloro em 60% e hipoclorito de cálcio, validados conforme documentos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro);
  • Ser associada a projeto de logística reversa, de acordo com o controle interno da ANAPP;
  • Atender à legislação de importação de produtos, com documentos válidos da Receita Federal e da Anvisa;
  • Estar em acordo com as exigências normativas para tampas de segurança nas embalagens, conforme documentos da Anvisa.

Com os compromissos assumidos, as empresas certamente ganharão destaque com o reconhecimento diferenciado do mercado, tanto dos clientes quanto de fornecedores. A expectativa da ANAPP é de que o Selo também contribua para estreitar o relacionamento com as associadas e incentive a manutenção e melhoria de indicadores de qualidade, valorizando todo o setor.

Fonte: Revista ANAPP 129