14/11/2018

Água limpa com sal ou íons


Compartilhe:

Especialistas destacam vantagens dos métodos, como economia, de tempo e dinheiro, e praticidade no tratamento

Por Rúbia Evangelinellis

Tratar a água de piscina com sal ou pelo sistema de ionização? São dois métodos que fogem ao padrão convencional de limpeza química, à base de cloro, que precisa ser depositado regularmente na água, para mantê-la protegida e livre das ações de bactérias, vírus e outros agentes contaminantes. Embora cada um tenha seu mecanismo de ação, ambos prometem praticidade e economia, de tempo e dinheiro. Adelino Ângelo de Oliveira Neto, diretor comercial da Nautilus Equipamentos Industriais e conselheiro fiscal da ANAPP, explica como é feito o tratamento da piscina com sal. O procedimento consiste na instalação do gerador de cloro diretamente na casa de máquinas. Por meio de uma ação química, provocada por descarga de sal, o equipamento libera automaticamente o cloro na medida exata e de forma contínua. As vantagens desse método, segundo Adelino Neto, são a redução de custo e a praticidade para manter a água limpa. O aparelho dispensa a intervenção humana, de aplicar o cloro seco a cada dois dias e numa dosagem maior, ação fundamental no tratamento convencional. “O gerador libera o cloro. Como o gás cloro é muito volátil, precisa estar associado à outra molécula, chamada de veículo. O sódio (sal de cozinha) e o cálcio (usado na combinação do cloro seco, de tratamento tradicional) têm a mesma função e possibilitam a produção do cloro residual livre, que combate as bactérias, materiais orgânicos, vírus e outros agentes contaminantes em contato com a água”, explica Adelino.

Embora não exija que o tratador de piscina ou outra pessoa responsável pela limpeza esteja de prontidão para limpar a água sempre que necessário, o gerador deve ser programado para a operação. Três variáveis precisam ser consideradas para a operação: volume de água; uso da piscina (se é residencial ou pública/comercial); e se é aquecida (temperatura quente acelera a volatilidade do cloro) ou não. Há dois tamanhos de gerador: o maior produz 25 gramas de cloro livre por hora e o menor, 15 gramas. O produto tem uma vida útil de cerca de 10 mil horas. Os preços estão próximos de R$ 2,5 mil e R$ 2,1 mil, respectivamente “No Brasil, a grande maioria das piscinas tem até 35 mil litros de água. Neste caso, o gerador pequeno levaria seis horas para fazer a desinfecção diariamente, enquanto o maior gastaria pouco mais de três. O que determina o modelo adequado é o tempo de filtragem”, explica Adelino Neto. O custo para manutenção envolve a reposição da perda do sal por transbordamento ou evaporação. Há no mercado um kit de teste

Ionização

Outro tratamento alternativo é a ionização. Esse método consiste na instalação de um aparelho (ionizador) que emite íons de prata e cobre na água. “A tecnologia para tratamento da água foi desenvolvida pela NASA e utilizada a partir dos primeiros voos espaciais tripulados (projeto Apollo). É uma opção ecologicamente correta para tratamento de piscina, fontes, lagos artificiais, espelhos d’água, difundida pelo mundo”, conta Vinicius Ciocci, diretor de marketing da Pure Water, empresa que desenvolve o equipamento, com timer que liga e desliga a bomba d’água e libera a dosagem de íons necessários. Esse sistema, acrescenta Ciocci, permite que a água permaneça limpa e “praticamente” isenta de produtos químicos e sem “riscos” de irritações e coceiras na pele e nos olhos. Pelo mecanismo de ação, a prata combate e controla a proliferação de bactérias fungos e vírus, enquanto cabe ao cobre o controle das algas. Questionado sobre o processo e custo da manutenção do ionizador, o executivos destaca a economia de tempo, trabalho e de reais (com produtos e energia). “Se comparar com o valor do balde de cloro, provavelmente os gastos serão próximos. Mas é preciso avaliar muito mais do que isso em relação ao tratamento da água da piscina, como, por exemplo, incluir os custos com outros produtos utilizados nos métodos tradicionais e tempo gasto com mão de obra”, argumenta. Vinicius garante ainda que o sistema evita o aborrecimento de ter uma piscina verde no fim de semana. O ionizador pode ser instalado em piscinas já construídas, seja de fibra, vinil, azulejos, pastilhas e pedra hijau, entre outros materiais.

Fonte: Revista ANAPP Edição 140