18/05/2023

Água da piscina com cor marrom: como resolver?


Compartilhe:

Talvez você nunca tenha ouvido falar de água marrom ou nunca tenha tido esse problema na sua piscina mas saiba que o problema é bem comum em algumas regiões, cidades e até mesmo ocorre dependendo da captação da água que você faz para abastecer sua piscina. A boa notícia é que isto é algo fácil de ser resolvido.

Antes precisamos entender o que causa a água marrom. Estamos aqui separando a coloração marrom causada por barro (ou lama) e poeira que eventualmente vem parar dentro da piscina por causa de chuva que levam essas sujeiras para dentro da piscina.

O que estamos chamando a atenção aqui é a água da piscina que pode ter o aspecto marrom por causa da reação do cloro com os metais presentes na água. Isso mesmo! Metais.

O problema é comum em piscinas abastecidas por água de poço que são ricas em metais como ferro e manganês que em contato com o cloro usado no tratamento da água reage causando a coloração marrom. As vezes a coloração não é generalizada localizada e restrita a algumas manchas marrons (ou manchas metálicas) no fundo ou cantos da piscina.

Em algumas regiões a própria água da torneira é rica em metais porque a captação dessa água na Estação de Tratamento de Água – ETA da cidade foi captada do solo ou fonte de água com esses metais.

 

Água marrom: como resolver?

Agora que você já entende o que causa a água marrom, vamos explicar como resolver esse problema. Para evitar que o cloro reaja com os metais é necessário utilizar um produto que os ‘retira’ quimicamente. Um exemplo deste produto é o Eliminador de Metais. Ele atua como um ‘sequestrante’ isolando e retirando quimicamente os metais da água evitando que reajam com o cloro.

Se for a primeira vez, o ideal é que o produto seja aplicado antes do cloro (no mínimo 8h antes) e reaplicado sempre que houver reposição da água da piscina.

É importante sempre seguir as demais etapas de tratamento como a verificação e correção dos parâmetros e decantação e aspiração.

 

Fonte:www.montrealpiscinas.com.br