26/06/2019

Afinal, como escolher a melhor escada para piscina?


Compartilhe:

Além do seu gosto pessoal, pensar nos frequentadores do espaço é um dos pontos que se deve ter em mente na hora de efetuar a compra: há modelos específicos para idosos, crianças, gestantes e pessoas com mobilidade prejudicada.

Preparamos mais 3 dicas para você mirar e acertar em cheio na melhor escada para piscina. Veja abaixo.

Confira as normas ABNT

Você sabia que na ABNT/CEE-215 há uma categoria específica para segurança e higiene nas piscinas? Pois é, nesse segmento existe uma norma que aborda exatamente o que estamos falando hoje: as escadas da piscina. Veja o que essa norma diz a seguir.

Escadas removíveis

O fabricante deve informar quantos quilos a escada aguenta, qual é o uso recomendável do modelo e quanto tempo dura o produto. Essas informações devem estar em uma etiqueta permanente na escada. Para conseguir tais informações, o produto deve ser testado em um laboratório credenciado.

Na etiqueta também deve haver recomendações de uso. Veja algumas das orientações:

  • evite utilizar a escada com trampolim;
  • evite usá-la como suporte para hidroginástica;
  • degraus plásticos devem ser trocados a cada 3 anos.

Escadas fixas

É obrigatória a presença de corrimão nas escadas fixas. Esse fator de segurança se dá por conta da possibilidade de um fenômeno óptico chamado “refração”, ele consiste na impressão que o corpo e os degraus estão deslocados lateralmente.

Por esse motivo é possível que as pessoas que, ao utilizarem a escada para entrar na piscina, sintam vertigem, enxerguem um degrau onde não há e se desequilibrem. Nesse instante, o apoio do corrimão é crucial para evitar tombos e maiores desastres.

Dê uma olhada em todos os modelos

É certo que há diversos modelos de escadas para você escolher, mas não precisa ficar confuso: introduza os conhecimentos a partir deste post e depois é só tirar as possíveis outras dúvidas com o fornecedor.

Preparamos uma lista com as principais escadas:

  • tradicional: geralmente produzida em aço inox, essa é a versão mais comum nas piscinas. Os degraus podem ser fabricados em plástico ou inox. O diâmetro do corrimão é de 1¹/2 polegadas;
  • reforçada: mesmas características da escada tradicional, com a diferença do diâmetro do corrimão — ele mede 2 polegadas, oferecendo mais segurança na piscina;
  • comfort: uso maior recomendado para idosos, grávidas, deficientes físicos e crianças. Esse modelo é menos inclinado, além de possuir degrau duplo, fatores que garantem maior estabilidade aos banhistas;
  • de alvenaria: esse modelo é construído junto da piscina e fica submergido. Nesse caso é necessário instalar um corrimão à parte.

Leve em consideração a altura da sua piscina

Para escolher corretamente a quantidade de degraus para a escada, é preciso considerar a profundidade. Para ilustrar melhor esse ponto, vale imaginar uma piscina funda equipada com uma escada de 3 degraus: o acessório perde totalmente a sua utilidade, não é mesmo?

Veja como escolher a quantidade de degraus nessa rápida explicação:

  • 2 degraus: piscinas com 700 cm a 1 m de profundidade;
  • 3 degraus: piscinas com 1 m a 1,3 m de profundidade;
  • 4 degraus: piscinas com 1,3 a 1,6 de profundidade;
  • 5 degraus (pelo menos): piscinas com 1,6 ou mais de profundidade.

Percebeu que a escolha correta da escada para piscina é sinônimo de segurança? Ressaltamos que não adianta equipar o local com qualquer escada, lembre-se de escolher um produto que, além de se adequar às necessidades do ambiente, seja qualidade e venha de um bom fornecedor. Essa é a receita para momentos tranquilos e seguros na área de lazer.

Fonte: tibumpiscinas.com.br