18/10/2016

A água da piscina está irritando os olhos?


Compartilhe:

Conheça as possibilidades que podem estar causando irritação nos olhos dos usuários da sua piscina e descubra como resolvê-las:

Cloraminas

Ao contrário do senso comum, a irritação nos olhos não é causada pelo excesso de cloro na água da piscina, mas sim pela ausência dele. A ardência nos olhos, na maioria dos casos, é causada pelas cloraminas presente na água.

As cloraminas são compostos químicos resultantes do encontro do cloro com compostos nitrogenados como urina, suor, etc. Outra característica das cloraminas é o forte odor que elas exalam, normalmente confundido com o excesso de cloro.

Para acabar com esse problema, é preciso medir a quantidade de cloro livre na piscina e deixá-la entre 1 e 3 ppm, para que o cloro consiga oxidar as cloraminas. Em situações críticas, quando o cheiro de cloro está muito forte, o indicado é realizar um tratamento de choque na piscina, pois as cloraminas já tomaram conta e a quantidade de cloro livre está insuficiente.

pH

Uma piscina com pH desregulado também pode causar desconforto nos olhos. Como o pH da lágrima é levemente básico, ou seja, entre 7,0 e 7,4, se você nadar com olhos abertos numa água com pH acima ou abaixo deste patamar, certamente terá alguma irritação depois de algum tempo

Por isso, o recomendável é que o nível de pH da água esteja sempre entre 7,2 e 7,6,

Fonte: SP Piscinas