05/10/2021

4 razões para nunca tentar fazer reparos na piscina sozinho


Compartilhe:

Sabemos bem que construir uma piscina é investir em um bem durável que oferece conforto, lazer e é capaz de criar um ambiente extremamente versátil na sua casa. Mas, verdade seja dita, o tempo nem sempre é gentil com estruturas que ficam a céu aberto e, cedo ou tarde, a necessidade de fazer reparos na piscina acaba aparecendo.

As causas podem ser as mais variadas: bordas desbotadas na piscina de fibra, rachaduras no revestimento da piscina de concreto ou até mesmo algum problema pequeno no encanamento e no sistema de aspiração — o que pode ocorrer com qualquer tipo de piscina que tenha uma motobomba.

Essas coisas acontecem e, para resolvê-las, sabemos que o mais indicado é entrar em contato com um profissional especializado e solicitar um orçamento. Mas todo mundo conhece alguém que não consegue ficar sossegado em uma situação assim, que quer logo arregaçar as mangas e fazer reparos na piscina por conta própria. E é aí que o perigo se esconde!

Os ricos de fazer reparos na piscina por contra própria

Hoje em dia, é possível encontrar tutoriais na internet, principalmente no YouTube, que ensinam a fazer praticamente tudo. Porém, quando pensamos em fazer reparos na piscina com base nesse tipo de conteúdo, é preciso ter em mente que esse equipamento de lazer exige uma atenção especial. Afinal, um reparo mal feito pode acabar aumentando o problema e o tamanho da conta para resolvê-lo.

Além disso, nem todo mundo lembra que a saúde dos banhistas também está em jogo, já que a utilização de produtos e substâncias químicas nocivas à saúde nesses reparos pode causar reações perigosas ao entrar em contato com o cloro e a água da piscina. Se você ainda não está convencido, separamos 4 razões que mostram a importância de resistir à tentação de colocar a mão na massa sozinho. Olha só:

1 - Se está na internet… nem sempre é verdade!

Novamente falando do YouTube, é fato que ele é uma ferramenta incrível — aliás, de maneira geral, a internet é um canal de aprendizado poderoso. Mas uma coisa que ela realmente não consegue é ensinar você a fazer reparos na piscina com a mesma habilidade e confiança de um técnico especializado. Mesmo aqueles conselhos supostamente infalíveis são sempre discutíveis e, com tanta coisa em jogo, não faz muito sentido arriscar!

2 - Consertar a piscina é uma tarefa lenta

Qualquer um que decidir fazer reparos na piscina por conta própria pode dar adeus ao tempo livre. Trabalhos que, em uma olhada rápida, parecem levar apenas algumas horas podem rapidamente se estender por dias e até semanas enquanto você luta para encontrar instruções, peças e tempo para concluir. Somado a isso, o uso de alguns materiais pode exigir longos tempos de secagem ou até mesmo esvaziamento completo da piscina.

3 - Alguns materiais podem comprometer a água

Imagine que sua piscina está com as bordas ressecadas, trincadas e desbotadas. Ora, uma lixadinha e algumas mãos de tinta resolvem o problema, certo? Não é bem assim. Algumas tintas não podem se misturar com a água da piscina sob o risco de causar reações químicas com os produtos utilizados no tratamento da água. Inclusive, caso você derrube tinta na água por acidente, o material pode acabar entrando no filtro e na motobomba, causando danos ainda maiores.

4 - Dependendo do tamanho da piscina, pode ser perigoso

A última e provavelmente mais importante razão para deixar os reparos na piscina nas mãos de um profissional é que, dependendo do tipo de estrutura que você tem em casa, o processo pode ser perigoso. Sem os equipamentos, as ferramentas e os itens de segurança adequados, é muito fácil para um proprietário inexperiente tomar uma decisão errada que resulte em quedas, ferimentos e outros acidentes.

Lembre-se: há outras formas de zelar pela sua piscina

É claro que a vontade de cuidar da piscina e fazer os reparos por conta própria é algo natural para quem investiu na construção desse espaço. A questão é que existem outras formas do proprietário zelar pela piscina e garantir a longevidade dela sem se colocar em risco.

 

Fonte:blog.belpiscinas.com.br